Pelo Mundo

Blog dos correspondentes da Folha

 

De casa nova mundo afora

Luciana Coelho, de Washington

Leitores estimados, este blog será logo desativado. Mas continuaremos pelo mundo a mandar notícias, comentários, fatos pitorescos e insights para vocês.

Da minha parte, já informo feliz que eu e a Verena estreamos um novo espaço, focado na corrida eleitoral americana. Claro, como não poderia deixar de ser, continuaremos a falar de crise e de cultura/sociedade - mas sempre do ponto de vista dessa disputa tão importante. Visitem e palpitem, que a gente adora um debate: http://eleicaonoseua.blogfolha.uol.com.br/

O que? Seu negócio não é EUA?

Você quer saber por que a China está com tudo? Fabiano Maisonnave conta: http://fabianomaisonnave.blogfolha.uol.com.br/

Para notícias dos hermanos, Sylvia Colombo escreve da incrível Buenos Aires (e adjacências) aqui: http://sylviacolombo.blogfolha.uol.com.br/

Do Oriente Médio, dois mundos distintos -- o olhar certeiro do Marcelo Ninio, em Jerusalém http://marceloninio.blogfolha.uol.com.br/, e os relatos do Samy Adghirni, o único jornalista brasileiro em Teerã: http://samyadghirni.blogfolha.uol.com.br/ 

Quer os meandros da crise europeia, seu impacto e outras notícias do velho mundo? Pois seu homem é o Rodrigo Russo: http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/

A todos que nos acompanharam até aqui, muito obrigada. Esperamos poder continuar contando com a leitura de vocês nas nossas andanças.

Escrito por Luciana Coelho às 20h53

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Espanhol: língua do gueto?

VERENA FORNETTI, DE DENVER (COLORADO)

 
Durante a campanha na Flórida para a indicação do partido republicano à eleição presidencial, o ex-governador Mitt Romney desenterrou frase dita pelo ex-presidente da Câmara Newt Gingrich em 2007: 'espanhol é língua do gueto'. O Estado é conhecido pelo alto percentual de cidadãos com origem hispânica.
 
Denver, capital do Colorado, que vota hoje, também tem elevado índice de latino-americanos. São 31,8%. Segundo os dados do Censo, 27,7% das pessoas falam outra língua que não o inglês em casa.
 
É a nona capital que tem maior percentual de pessoas que não falam inglês com a família.  Entre capitais, lideram Providence (Rhode Island), com 48,3% de pessoas que falam outro idioma em casa, e Hartford (Connecticut), com 47,7%.
 
Entre não capitais o percentual sobe: em Miami nada menos que 77,3% usam outra língua para se comunicar nas suas residências.
 
O ex-presidente da Câmara Newt Gingrich apareceu no Colorado só um dia antes do caucus (assembleia de eleitores), que acontece hoje, e por somente algumas horas. Sobre o tema imigração, Gingrich diz não ser favorável à deportação de famílias imigrantes que estão há décadas no país. Em seu site, porém, as propostas para uma reforma são vagas.
 
"Os EUA precisam ser uma nação feita com as leis. Todos que estão no país deveriam estar legalmente. Os EUA também são uma terra de imigrantes e nossas vidas, economia e história foram enriquecidas pela imigração. É preciso ter um plano robusto e atrativo para a imigração legal."

Escrito por Verena Fornetti às 14h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Libertário, mas no Colorado não muito

 
Escritório do republicano Ron Paul em Denver
VERENA FORNETTI, DE DENVER (COLORADO)
 
A principal bandeira de Ron Paul é defender as liberdades individuais dos cidadãos. Em Denver, porém, não funciona bem assim: aqui vem de cima a ordem para os voluntários falarem ou não com a mídia.
 
Visitei o comitê na cidade para entrevistar os voluntários, mas os coordenadores da campanha os proibiram de falar. "Não podemos falar com a imprensa", me disse um deles, constrangido.
 
Comecei a conversar com um brasileiro que fazia campanha para o candidato. Com sotaque mineiro, disse que veio para os EUA com dois anos. Depois das primeiras frases interrompeu a história. Um homem se aproximou e o jovem brasileiro me disse que não podia mais falar.
Em Manchester (New Hampshire), onde também estive para reportar o processo eleitoral republicano, nenhum apoiador de Paul se negou a dar entrevista.

Escrito por Verena Fornetti às 21h32

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Álvaro Fagundes Andrea Murta correspondente-colaboradora em Washington


Fabiano Maisonnave Fabiano Maisonnave correspondente na China


Luciana Coelho Luciana Coelho correspondente em Washington


Luisa Belchior Luisa Belchior correspondente-colaboradora em Madri


Marcelo Ninio Marcelo Ninio correspondente em Jerusalém


Samy Adghirni Samy Adghirni correspondente em Teerã


Sylvia Colombo Sylvia Colombo correspondente em Buenos Aires


Verena Fornetti Verena Fornetti correspondente em Nova York

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.