Pelo Mundo

Blog dos correspondentes da Folha

 

Perfil

Andrea Murta, 31, colabora com a Folha em Washington, onde faz mestrado em ciência política na Universidade Georgetown. Intercalou a faculdade de jornalismo na UFMG com estudos em política internacional nos EUA e na Inglaterra. Entrou para o jornal em 2006, como trainee.
Foi redatora de "Brasil" e repórter de "Mundo" na Folha.com e no jornal impresso antes de partir para Nova York como correspondente durante a eleição de Barack Obama.
Em 2010, retornou aos EUA como correspondente em Washington, cargo que ocupou até junho de 2011. Também fez coberturas especiais em países como Zimbábue e Canadá.

E-mail: andrea.murta@grupofolha.com.br

Fabiano Maisonnave, 35, é correspondente em Pequim e trabalha na Folha desde 2001. Nesse período, foi correspondente em Campo Grande (MS), Washington e Caracas. Paranaense de Foz do Iguaçu, realizou coberturas na Bolívia, no Haiti, na Colômbia, no México e na Tailândia, entre outros países.
Tem mestrado em história norte-americana pela Universidade de Connecticut, onde defendeu uma dissertação sobre imigrantes afro-brasileiros nos EUA.

E-mail: fabiano.maisonnave@grupofolha.com.br

Luciana Coelho, 33, é correspondente em Washington, após ter passado por Nova York (2004-05), Genebra (2009-10) e Boston (2010-11). Desde 2002 no jornal, foi ainda editora-adjunta de "Mundo" e repórter de economia da Folha.com. Perambulou por 30 países e cobriu crises do Equador à Europa; da reeleição de Bush ao fiasco das negociações sobre o clima --além de co-editar a eleição de Barack Obama. Sua vida pregressa inclui a Reuters e a CNN, um diploma de jornalismo na USP e um ano estudando política internacional em Harvard.

E-mail: luciana.coelho@grupofolha.com.br.

Luisa Belchior , 28, vive em Madri desde 2009. É doutoranda em Migrações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri, onde cursou também especialização em Informação Internacional e Países do Sul. Começou na Folha em 2007, na sucursal do Rio, cobrindo os episódios de violência da cidade. Antes, trabalhou no "Jornal do Brasil" e em "O Fluminense" e viveu seis meses nos Estados Unidos. É formada em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro.
Em Madri, fez colaborações para a revista "Vogue" e a "Radio França Internacional".

E-mail: lulibm@gmail.com

O carioca Marcelo Ninio, 44, é correspondente em Jerusalém desde novembro de 2009. Formado em jornalismo, possui mestrado em Relações Internacionais. Trabalhou nos jornais "O Globo" e "Jornal do Brasil" e na agência de notícias espanhola EFE. Foi correspondente da Folha em Genebra de 2007 a 2009.

E-mail: marcelo.ninio@grupofolha.com.br

Samy Adghirni, 32, é correspondente em Teerã. Na Folha desde 2008, ele é formado em jornalismo pela Universidade Stendhal de Grenoble (França). Trabalhou para diversos veículos franceses, como as rádios BFM e Radio France Internationale. No Brasil, foi do "Correio Braziliense". Especializado em Oriente Médio, Adghirni participou este ano da cobertura de revoltas na Tunísia, Líbia e Egito.

E-mail: samy.adghirni@grupofolha.com.br

Sylvia Colombo, 39, está na Folha desde 1993 e já foi repórter, editora do "Folhateen" e "Ilustrada" e correspondente do jornal em Londres. É formada em jornalismo e história.




E-mail: sylvia.colombo@grupofolha.com.br

Verena Fornetti, 31, ocupa o cargo de correspondente em Nova York desde setembro de 2011. Nascida em Bauru (SP), é jornalista pela Universidade do Sagrado Coração e socióloga pela Unesp, onde também concluiu o mestrado em ciências sociais. Na Folha desde 2007, atuou na editoria de economia (atual caderno Mercado) como redatora, repórter e chefe de reportagem interina. Teve passagens pelo caderno Cotidiano e pela Sucursal do Rio. Anteriormente, trabalhou na TV SP Centro, na editora Alto Astral e no jornal "Bom Dia".

E-mail: verena.fornetti@grupofolha.com.br

   

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.